quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Um encontro iluminado com Adalberto Quirino

com Adalberto Quirino na porta de sua casa
 Tenho absoluta certeza que nenhum turista que visita Natal/RN vai passear por Felipe Camarão, um dos bairros mais violentos da cidade e apelidado pelos moradores de a "Rocinha" do Rio Grande no Norte. Porém, é neste bairro que reside um poeta potiguar de rara sensibilidade, que nas pistas de Quíron, o centauro curador que, na mitologia grega, aprendeu a compreender e a tratar a dor alheia a partir de sua própria, leva consolo e paz interior através de seus poemas e palestras.
Adalberto Quirino autografando seu livro
Há algum tempo venho ouvindo falar desse poeta-palestrante. E, ontem, dia 06 de fevereiro de 2013, tive a oportunidade de sair do aconchego de Pium, bairro que agrega muitos espaços alternativos e holísticos na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, para me dirigir até Felipe Camarão, na periferia de Natal, para conhecer e me encantar com a aura iluminada de Adalberto Quirino.
Trocamos livros, demos risada da vida e, como acontece com muita frequência, tive a impressão que naquele momento Deus nos proporcionava um reencontro.
De seus inúmeros poemas, escolhi um para aqui reproduzir, por trazer a luz e a paz franciscana de forma tão meiga e pura:

Com seu irmão que sempre o acompanha
BOM DIA!

Pai, obrigado por mais um dia
pelo sol que me irradia,
pelo vento que me acalanta
pelas rosas que o perfume imanta.

As belas árvores que dão da sombra à fruta,
ao pobre homem de seiva bruta,
que a terra o sustenta,
obrigado pelo grão que me alimenta.

Pela água que mata a sede,
que cria o peixe que cai na rede,
agradeço-Te pela natureza,
com toda sua beleza.

Pelo ar que respiro,
ao abrir os olhos num suspiro,
me faz caminhar em gratidão,
no Teu ensinamento, senhor da consolação.

Um comentário:

  1. Este jovem é filho de uma prima minha muito querida. Aliás, toda família é muito querida! Parabéns Adalberto Quirino pelo sucesso!!!! Sandra Maria de Souza )Sargento PMRN)

    ResponderExcluir