Histórico da ONG CSF

A ONG Círculo de São Francisco foi criada em março de 2003 e teve o seu primeiro estatuto registrado e legalizado em setembro daquele ano. Em 2013, ano em que comemora 10 anos de existência, está reestruturando o seu estatuto e ampliando o seu campo de trabalho, incorporando, inclusive, o Programa Homospiritualis entre suas atividades. Acompanhe abaixo a história da ONG. 

1999 - criação da loja esotérica Encantos da Lua (ficava na rua Jesuíno de Arruda, quase esquina com a 9 de Julho. Hoje é uma loja de roupas);

2000 - setembro de 2000 - a Encantos da Lua criou o Projeto Homospiritualis para atuar com cultura de paz durante a década (2001/2010);

2001 - entre abril e maio de 2001 - a Encantos da Lua criou o Centro de Estudos e Vivências Cooperativas e para a Paz, na rua Marechal Deodoro, 1672. O centro foi inaugurado com uma vivência de jogos cooperativos com Edinho Paraguassu. O local passou a realizar várias atividades (yoga, danças circulares, reiki, tai chi, jogos cooperativos, aula de culinária, massagem etc.). O Projeto Homospiritualis organizou o I encontro ecumênico de educação e cultura para a paz e grupos de estudos sobre budismo e outras filosofias orientais.
No meio do ano, dois médiuns kardecistas começam a participar do centro. Com eles se iniciaram as primeiras pesquisas com os espíritos.
O intercâmbio mediúnico, porém, rachou o grupo. Aqueles que não aceitavam o fenômeno resolveram sair do centro de estudos e o mesmo fechou, assim como a loja esotérica, em meados de 2002;

15 de março de 2003 - Neste dia é aberta a ONG Círculo de São Francisco, na rua Marechal Deodoro, 1661. Em setembro, a ONG já tinha o seu estatuto aprovado e estava legalizada.
O foco do trabalho se concentrou nos atendimentos mediúnicos de Animagogia e, com o Projeto Homospiritualis, iniciou as pesquisas sobre Cultura de Paz e Mediunidade, que resultou na publicação de sete livros. A ONG introduziu três neologismo (Animagogia, Espiritologia e TVI), respectivamente, o trabalho de educação após a morte realizado com seres incorpóreos, o uso das técnicas das História Oral para entrevistar espíritos que resultou em uma proposta terapêutica (a TVI) utilizando reiki, cromosofia, hipnose, danças circulares e tai chi chuan.

2004 - A ONG começa a estudar também a umbanda e a apometria, após iniciar um intercâmbio mais ostensivo com os chamados "pretos-velhos". O fato gerou um novo rompimento do grupo. Os kardecistas saem da ONG, não aceitando os novos rumos do trabalho, por exemplo, a introdução das técnicas da apometria nos atendimentos de Animagogia.

2005 - A ONG amplia o conceito de Animagogia, passando a defini-la como um trabalho de educação espiritual voltado para a libertação do ego, podendo ser praticada com encarnados ou com desencarnados.

2006 - Em dezembro, uma nova diretoria assume a ONG, mas a fecha para criar um centro de umbanda. 

2011 -  Em abril, o Núcleo Cultural Rosa de Nazaré assume a coordenação do Projeto Homospiritualis e cria o Centro de Estudos e Práticas Espiritualistas e Bionergéticas (CEPEB), com atendimentos de reiki, apometria, aulas de yoga etc.

2012 - No mês de outubro descobre-se que a ONG Círculo de São Francisco não havia sido fechada legalmente. Ela ficou inativa entre 2007 e 2012, acumulando uma dívida de aproximadamente 4 mil reais com a receita federal e com a prefeitura, por não declarar imposto de renda e não apresentar outros documentos durante este período. Começou, então, o processo de reativação da ONG e a tentativa de cancelar tais dívidas ou parcelar.

2013 - o Projeto Homospiritualis que era para atuar de 2001 a 2010 se transforma em um programa permanente, e volta a ser mantido pela ONG Circulo de São Francisco.

Atual estrutura de funcionamento:

A ONG Círculo de São Francisco

1 - Coordena o Programa Homospiritualis de cultura de paz, saúde integral e (re)envolvimento humano, voltado para a realização de pesquisas, cursos e organização de quatro eventos:
1.1 - Encontro Inter-religioso de educação e cultura para a paz (acontece no dia 4 de outubro);
1.2 - Fórum permanente de educação, cultura de paz e tolerância religiosa (acontece de 21 a 30 de janeiro);
1.3 - Jornada de Saúde e Espiritualidade (sábado de aleluia - anos ímpares);
1.4 - Jornada de Educação e Espiritualidade (sábado de aleluia - anos pares).


2 - Administra o Instituto de Animagogia, que realiza atendimentos terapêuticos e programas de educação espiritualista;

3 - Administra o Jardim de Meditação Mahatma Gandhi onde acontece programas de meditação e cursos sobre plantas medicinais e outros.