Plano de Trabalho (2013-2015)

O Programa Homospiritualis foi criado no dia 02 de Fevereiro de 2013 (dia de Iemanjá para as tradições afro-brasileiras) para dar continuidade ao trabalho do Projeto Homospiritualis, que havia sido criado para atuar somente de 2001 a 2010. 
O Programa Homospiritualis é mantido pelo Núcleo Cultural Rosa de Nazaré e pela ONG Círculo de São Francisco e é realizado a partir de um plano trienal de atuação. 
Durante os anos de 2013 e 2015, foi estabelecido que o seu trabalho se processará através de 3 eixos temáticos:



1 – Programa Homospiritualis de Cultura de Paz e Diversidade Religiosa

Dando continuidade ao trabalho que cresce a cada ano, através da organização de dois eventos importantes: o encontro ecumênico de educação e cultura para a paz (realizado desde 2001) e o fórum permanente de educação, cultura de paz e tolerância religiosa (realizado desde 2010), o foco deste eixo terá ainda, entre os anos de 2013 e 2015:


1.1   – buscar parcerias com o poder público e outras organizações para a difusão das propostas aprovadas no Manifesto pela Paz e pela Tolerância Religiosa em São Carlos. Acesse aqui o manifesto;

1.2   – buscar parcerias com o poder público e outras organizações para criar um movimento de apoio a criação de um Centro Municipal de Cultura de Paz e Direitos Humanos na cidade de São Carlos;

1.3   – buscar parcerias com o poder público e outras organizações para realizar o projeto “Empreendedores da Paz”, mapeando as organizações que trabalham com os valores da Cultura de Paz e Direitos Humanos no município, dando mais visibilidade a elas, criando um mapa artístico, um blog e, se possível, um livro..


2 – Programa Homospiritualis de Saúde Integral

      Além de dar continuidade ao trabalho realizado no CEPEB (Centro de Estudos e Práticas Espiritualistas e Bionergéticas Rosa de Nazaré), com a difusão gratuita de várias terapias complementares, naturais e integrativas, outras atividades deverão ser implementadas, visando o atendimento de grupos humanos específicos:

2.1 – criação de um projeto para atender gestantes com Yoga, TVI, palestras e arteterapia no bairro Antenor Garcia;

2.2 – Convenio com algum órgão municipal para implementar um programa de saúde integral na Vila Prado;

2.3 – Criação do grupo de prevenção à fibromialgia, com atendimentos de Yoga, Apometria e TVI ;

2.4 – Criação do grupo de prevenção à síndrome de burnout em profissionais da educação, com atendimentos gratuitos de Yoga, TVI e Massagem;

2.5 – Criação do grupo “Cuidando do cuidador”, com TVI, Tai Chi Chuan e Danças Circulares, atendendo cuidadores de idosos, de pessoas com necessidades especiais etc.

2.6 – trabalhar pela implementação no município de um centro municipal de referência em tratamentos naturais, complementares e integrativos.


3 – Programa Homospiritualis de (Re)envolvimento Humano e Sustentabilidade


     Este eixo enfatizará trabalhos de defesa dos direitos dos animais, alimentação saudável e outras atividades que favoreçam o (re)envolvimento humano através de aulas de artesanato, esperanto etc. 

      Outro foco de atuação deste eixo será a criação de um movimento pela transposição da linha do trem de carga, que tanto transtorno trás para a cidade, propondo que na área abrangida entre a estação ferroviária e a Praça Itália se construa um parque municipal, com a possibilidade de se ter um trem turístico, constituindo-se em importante área de lazer para a população. 


Quer ser voluntário no Programa Homospiritualis?
Entre em contato pelo e-mail homospiritualis_br@hotmail.com







Um comentário:

  1. Gostei muito do plano. Como posso participar das palestras para aprender?
    Saludos y salve los Angelitos!

    Felipe Luiz Gomes e Silva.

    ResponderExcluir