História do Programa

logo da cultura de paz - UNESCO
No final do século XX, a UNESCO instituiu o ano 2000 como sendo o Ano Internacional da Paz e o período entre os anos 2001 e 2010 como sendo a "Década da Cultura de Paz", cujos princípios são:

1. Respeitar a vida. Respeitar a vida e a dignidade de cada ser humano sem discriminação nem preconceito.

2. Rejeitar a violência. Praticar a não violência ativa, rejeitando a violência em todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os mais vulneráveis, tais como as crianças e adolescentes (inserimos também os idosos).

3. Ser generoso. Compartilhar o tempo e os recursos materiais no cultivo da generosidade e por fim à exclusão, à injustiça e à opressão política e econômica.

4. Ouvir para compreender. Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural privilegiando sempre o diálogo sem ceder ao fanatismo, à difamação e à rejeição.

5. Preservar o planeta. Promover o consumo responsável e um modo de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.

6. Redescobrir a solidariedade. Contribuir para o desenvolvimento da comunidade, com a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos, de modo a criar novas formas de solidariedade


logo do Programa Homospiritualis
Em São Carlos/SP, em setembro de 2000, um grupo de espiritualistas criou o Projeto Homospiritualis para difundir os temas acima. Inicialmente, o Projeto foi colocado em prática no Centro de Estudos e Vivências Cooperativas e para a Paz Encantos da Lua. A partir de março de 2003, o projeto Homospiritualis passou a ser mantido pela ONG Círculo de São Francisco e, a partir de 2011, também pelo Núcleo Cultural Rosa de Nazaré.

Como o Projeto Homospiritualis havia sido planejado para atuar apenas durante a década da cultura de paz (2001-2010), após esse período iniciou um processo de discussão que resultou, no dia 02 de fevereiro de 2013, em sua transformação em um programa permanente, passando a se chamar Programa Homospiritualis. 


ciclo de palestras sobre a
mediunidade afro-brasileira
O Programa Homospiritualis é responsável pela organização, no município de São Carlos/SP, de 4 eventos:

 1- Os Encontros Ecumênicos de Educação e Cultura para a Paz (que se realizam entre os meses de outubro e novembro);
2 - O Fórum Permanente de Educação, Cultura de Paz e Tolerância Religiosa (que acontece no dia 21 de janeiro, dia nacional de combate à intolerância religiosa);
3 - A Jornada de Saúde e Espiritualidade (que acontece nos anos ímpares, no mês de março) e
4 - A Jornada de Educação e Espiritualidade (que acontece nos anos pares, no mês de março).


curso de Massagem Tailandesa
Além desses eventos, o Programa Homospiritualis é responsável pela manutenção e atividades realizadas no Centro de Estudos e Práticas Espiritualistas e Bionergéticas Rosa de Nazaré (CEPEB), localizado na rua 9 de Julho, 1380, salas 15, 19 e 21, difundindo, gratuitamente, através de cursos de capacitação, vivências e oficinas diferentes terapias naturais, complementares e integrativas.

No IV Encontro do Fórum Permanente, realizado em 2013, foi aprovado o Manifesto pela Tolerância e pela Paz em São Carlos que orientará a ação para o triênio 2013-2015. O manifesto pode ser acessado através deste link.


um dos livros da coleção
Cultura de Paz e Mediunidade
Entre os anos de 2001 e 2010, foi responsável pela organização de sete pesquisas sobre o fenômeno mediúnico, sem proselitismo religioso ou tentativa de doutrinação. As sete pesquisas foram publicadas na coleção de livros denominada "Cultura de Paz e Mediunidade". Além da versão impressa (já esgotada), as pesquisas podem ser acessadas na forma de e-book, através deste link.

No dia 02 de Janeiro de 2008, foi criado, no youtube, o Canal Homospiritualis. Nele são divulgados trechos dos eventos que aconteceram durante os encontros ecumênicos de educação e cultura para a paz, da pesquisa "História Oral, Imaginário e Transcendentalismo", realizada entre 2005 e 2008, e outros vídeos. Atualmente, o canal tem mais de 400 assinantes e já superou um milhão de acessos. 


gravação em 2006 do suposto espírito
Pai Joaquim de Aruanda (médium Firmino)
O vídeo mais acessado chama-se “Incorporação” e mostra o momento em que o médium Firmino José Leite “incorpora” o suposto espírito pai Joaquim de Aruanda, entrevistado para a pesquisa acima. O vídeo já foi assistido por mais de 200 mil pessoas e é o mais comentado, tanto por espíritas, umbandistas, evangélicos, católicos etc. O vídeo pode ser acessado através deste link.  

O Programa Homospiritualis é transreligioso e suprapartidário. Visa difundir e promover a Cultura de Paz, a Saúde Integral e a Tolerância Religiosa. 

Atuais mantenedores:
ONG Círculo de São Francisco
Núcleo Cultural Rosa de Nazaré