sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Deus não existe

Deus não existe (da forma como você imagina)

palestra com Adilson Marques

quarta-feira, dia 22 de fevereiro, às 19h30

local: Projeto Homospiritualis - rua 9 de julho 1380, sala 15 - centro - São Carlos/SP

sinopse: as tradições judaico-cristãs tendem a pensar Deus como um ser irascível  e vingativo, capaz de distribuir castigos ou benesses de acordo com o seu humor e que, portanto, deve ser temido. Ao contrário, as filosofias orientais nem sempre possuem expressões que poderiam ser associadas a essa noção de Deus apresentada acima; é o caso da expressão Tao, difundida por Lao-Tsé no Tao Te Ching, uma força incomensúravel, inefável e indelével que é imanente e transcendente ao mesmo tempo e incapaz de ser apreendida por qualquer sistema de pensamento.
Já, para Buda, acreditar ou não em Deus não muda nossas vidas, que seriam pautadas por uma lei natural chamada carma, no qual cada um colhe, inexoravelmente, o que semeia.
E Ramakrishna que, em pleno século XIX propôs um movimento ecumênico universal, aproximando as religiões cristãs e não-cristãs,  comparava as diversas concepções de Deus através de um famoso aforismo oriental em que vários cegos tentam descrever um elefante. Aquele que apalpa o rabo tem uma concepção difererente daquele que apalpa a barriga e do outro que apalpa a orelha do animal. Todos brigam entre si, defendendo suas verdades, sem compreender que todas elas estão certas, mas são relativas, pondendo se complementar. E o Espírito Verdade, em O livro dos espíritos, afirma: "Deus existe, é o essencial. Não vos percais num labirinto de onde não podereis sair", enfatizando que o mais importante é nossa transformação interior.
Após papear sobre essas idéias, os presentes poderão participar de uma meditação integrativa com o objetivo de sentir essa força que está dentro e fora de cada um de nós, reacendendo o entusiamo (o Agir inspirado por Deus) em sua vida.
outras informações: homospiritualis_br@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário