domingo, 12 de fevereiro de 2012

Cidade de São Carlos representada na Semana da Harmonia entre as Religiões

Aconteceu na semana passada nas cidades de Natal/RN e João Pessoa/PB a primeira edição da Semana da Harmonia entre as Religiões, um evento da ONU para promover a diversidade religiosa em todo o planeta. Em Natal, o evento foi organizado pelo grupo artístico-musical Auta de Luz e, em João Pessoa, pelo Videlicet, um grupo de estudos sobre religiões, coordenado pelo professor Carlos André Cavalcanti, da Universidade Federal da Paraíba.
O Projeto Homospiritualis, criado em 1999, em São Carlos/SP, foi convidado para participar de eventos nas duas cidades, apresentando palestras sobre suas pesquisas pioneiras sobre a mediunidade. Em Natal, apresentou a palestra “A Bhagavad Gita explicada pelos espíritos”, baseada no livro “A psicosofia de Lao-Tsé, Krishna e Buda segundo a espiritologia” que será lançado no dia 17 de março, durante a II Jornada de Saúde e Espiritualidade de São Carlos, organizada pelo projeto a cada dois anos. Após a palestra, o grupo Auta de Luz apresentou um espetáculo musical baseado em cantos devocionais da Índia E, em João Pessoa, o projeto Homospiritualis apresentou a palestra “Imaginário e Mediunidade”, na qual as três principais formas contemporâneas de intercâmbio mediúnico (espiritismo, umbanda e apometria) foram estudadas com base na teoria antropológica do imaginário de Gilbert Durand, antropólogo francês.  Utilizando a mitocrítica, que visa levantar o mito diretor presente em um movimento artístico, literário, político, religioso ou outro qualquer, o projeto Homospiritualis acredita que o espiritismo tem como motivação mítica Apolo, o deus solar que luta contra o irracionalismo e a imaginação. Por sua vez, Dioniso, o deus do êxtase e da representação foi identificado como o mito diretor da Umbanda e Hermes, o deus alquímico, do poder mental e condutor das almas, foi apresentado como o mito da Apometria.  Antes e após a palestra, o "Grupo Auta de Luz" apresentou um espetáculo musical/poético trazendo cânticos devocionais, Mantras e o trabalho musical realizado pelo cantor e compositor Alvamar Medeiros sobre poemas de Auta de Souza publicados no livro "Horto" e também poemas da autora que foram psicografados pelo médium Chico Xavier e ainda as belas interpretações da poetisa Drika Duarte que estava lançando, na ocasião, seu segundo livro de poemas intitulado "70 x 7", emocionando os participantes.
O projeto Homospiritualis vem se destacando nacionalmente pelo trabalho de difusão da cultura de paz, do espiritualismo universalista e pela promoção da diversidade religiosa. O trabalho teve inicio em São Carlos quando um grupo de amigos espiritualistas, no final do século XX, teve contato com o manifesto 2000 da UNESCO, que estimulava os princípios da cultura de paz e a difusão destes valores entre os anos de 2001 e 2010, período que foi considerado como a década da cultura de paz, pela própria UNESCO.
Em 2001, o projeto Homospiritualis conseguiu montar o Centro de Estudos e Vivências Cooperativas e para a Paz, difundindo, gratuitamente, Yoga, Tai-Chi-Chuan, Reiki, Meditação, Danças Circulares, além da organização de vários grupos de estudos (sobre budismo, taoísmo, cristianismo etc.) sempre valorizando o principio da cultura de paz que é “ouvir para compreender”, como pressupõe o manifesto 2000.
Entre os anos de 2003 e 2008, o projeto Homospiritualis realizou um amplo estudo sobre a mediunidade, realizando sete pesquisas diferentes. Em 2011, as pesquisas começaram a ser publicadas na forma de livro, destacando-se o estudo “História Oral, Imaginário e Transcendentalismo: Mitocrítica dos Ensinamentos do Espírito Pai Joaquim de Aruanda” apresentado em vários eventos acadêmicos no âmbito das Ciências das Religiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário