quinta-feira, 18 de julho de 2013

Programa Homospiritualis no Nordeste

Em setembro o Programa Homospiritualis comemora 13 anos de existência. Criado em setembro do ano 2000 para difundir em São Carlos/SP os valores da Cultura de Paz e promover ações para garantir a liberdade e a diversidade religiosa no município, o Programa vem, gradativamente, recebendo convites para ser apresentado em outros municípios brasileiros. Originalmente, chamava-se Projeto Homospiritualis e havia sido criado para atuar de 2001 a 2010. Porém, com o seu sucesso, tornou-se, em 2012, um programa permanente e passou a ser mantido pela ONG Círculo de São Francisco.
Entre os dias 9 e 15 de Julho, estivemos novamente no Nordeste, nas cidades de Fortaleza e Natal, realizando cursos, palestras e outros eventos. O primeiro foi um curso de Introdução à Terapia Vibracional Integrativa (TVI), na inauguração do Viva Espaço Terapêutico, criado por Maria do Carmo Cunha e Washington Arraes. A TVI foi uma das mais importantes contribuições do Programa Homospiritualis para a década da Cultura de Paz. Entre os anos de 2001 e 2003, através da Espiritologia (o uso dos recursos da História Oral para se entrevistar prováveis espíritos), várias técnicas meditativas - em movimento, com visualizações de cores, bionergéticas e outras - foram aprendidas e, desde então, difundidas gratuitamente em todo território nacional.
participantes do Curso de TVI, em Fortaleza/CE. Já são 2310 pessoas capacitadas para usar as técnicas 

Ainda em Fortaleza, uma palestra abordando o tema "O Ego e o Espírito segundo a Animagogia", foi realizada no centro de Umbanda Pai João, localizado na periferia da cidade, no bairro de Iracema, e que é  um verdadeiro ponto de luz e amor para aquela comunidade.
A pequena sala lotada pelos trabalhadores do centro Pai João e consulentes
Com os dirigentes do centro
Já na cidade de Natal/RN, foram vários eventos, destacando-se, no domingo, dia 14 de Julho, um trabalho muito bonito de meditação integrativa com poemas de Drika Duarte, realizado no lar da vovozinha, uma instituição espírita que acolhe idosos e faz também um belo trabalho social com gestantes. Após a indução ao relaxamento, as gestantes foram convidadas para ouvir vários poemas, declamados por Carolina Damasio, integrante do grupo Auta de Luz, enquanto recebiam REIKI. Após a meditação, um trabalho de arte-terapia foi conduzido por Vallença Dias com cerca de 30 gestantes.
gestantes residentes na periferia de Natal criando cartões para os futuros bebês e meditando
E a participação do Programa Homospiritualis foi encerrada no dia 15, no auditório da Livraria Saraiva, em um evento organizado pelo grupo de estudos Mythos-Logos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentando uma palestra denominada "Espiritualidade e Imaginário: a experiência do Programa Homospiritualis". Além da palestra, o público presente foi premiado com uma sensível apresentação poético-musical do grupo Auta de Luz.
Professor Orivaldo, da UFRN, apresentando o evento

Alvamar Medeiros, do grupo Auta de Luz

Participantes do evento
Nesta viagem, consolidou-se a entrada do Viva Espaço Terapêutico e do Grupo Auta de Luz no coletivo Empreendedores da Paz, um movimento nacional com organizações que atuam na difusão da cultura de paz, da saúde integral e na valorização do espiritualismo universalista e da diversidade religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário