domingo, 10 de janeiro de 2016

A relação entre a biosfera e a psicosfera



"o ar que vos cerca, impalpável como nós, carrega o caráter do vosso pensamento; o sopro que exalais, por assim dizer, é a página escrita de vossos pensamentos.; elas são lidas, comentadas pelos Espíritos que vos esbarram sem cessar; são as mensagens de uma telegrafia divina à qual nada escapa". Espírito J. Sanson in O céu e o inferno

                No livro o Céu e o Inferno, de Allan Kardec, encontramos uma infinidade de depoimentos de Espíritos, ou seja, de seres incorpóreos, abordando vários assuntos. Na epígrafe deste artigo, citamos uma passagem do depoimento do Espírito J. Sanson. Nele consta um aspecto importante sobre os pensamentos: eles estão acessíveis à "leitura". E isto ocorre porque a Biosfera, a dimensão física em que habitamos, é envolvida por uma outra dimensão que vamos chamar de Psicosfera. Não se trata do mundo espiritual, propriamente dito, mas o mundo dos pensamentos e das emoções. Se para os Espíritos o acesso as informações que lá se encontram é mais direta, nós, os encarnados, podemos de alguma forma acessá-las através do fenômeno que costuma ser chamado de "captação psíquica", e que é a base fundamental de técnicas como a Apometria, criada no Brasil pelo médico José Lacerda, e a Constelação familiar, de Bert Herling. Na Psicosfera vibra nosso perispírito (espiritismo)ou corpo astral (teosofia) e é ela que forma o "campo mórfico" de Sheldrake.
                As pessoas chamadas de sensitivas são as mais adequadas para fazer "captação psíquica", desde que aprendam a lidar com esse potencial psíquico e aprendam a trabalhar com símbolos e controlem a imaginação, uma vez que, muitas informações captadas podem ser distorcidas ou exageradas por uma imaginação fértil. Por exemplo, o sensitivo "vê" em volta de alguém nove crianças e diz: "estou vendo que você terá nove filhos". Se o consulente vive em uma sociedade onde é comum ainda ter tantos filhos, pode ser que a informação seja correta, mas no mundo contemporâneo onde sustentar mais de uma criança é uma aventura heroica, é preciso tomar cuidado. Não discutimos que a pessoa tenha, de fato, "visto" e contado nove crianças, mas tal informação pode ter vários significados.
                Enfim, todos nós estamos imersos em um oceano de ondas mentais e precisamos aprender a lidar com elas, para o nosso bem-estar e paz interior, e também usando um termo da moda, prosperidade. Enfim, atrair e se relacionar com as vibrações favoráveis ou positivas.
                Tais vibrações, porém, não tem nenhuma relação com aquelas que a física estuda e chama de quantum. A física quântica estuda o interior do átomo e não as vibrações dos pensamentos e das emoções. Jung chamou estas últimas de "energias psíquicas" e soube bem diferenciá-las das "energias físicas". Enfim, para evitar confusões, vamos chamar essas vibrações de qualitum e compreender como elas influenciam em nossa vida.
                Se você espera encontrar aqui informações bombásticas como a de um ser "ascencionado" que afirma podermos mudar de sexo com a força do pensamento, sinto dizer, mas vai ficar decepcionado. E nem projetamos mentalmente a "realidade exterior", como afirma o pensamento solipsista, como se cada um dos 7 bilhões de pessoas criasse um "mundo particular". Vivemos em um único mundo e o apreendemos de forma distinta, daí a importância de sabermos lidar com a intersubjetividade e com as energias psíquicas (qualitum). E um bom manual para isso é o livro Sinal Verde, do Espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Ele traz dicas importantes e simples para fazer ao acordar, ao fazer uma saudação, ao dialogar com outra pessoa etc.
                A harmonia da Psicosfera pessoal reflete na Biosfera, obviamente, alterando nossa vida cotidiana. Mas de que forma? trazendo mais confiança, dedicação, abertura e respeito ao Outro, ao meio ambiente e a si mesmo, ajudando a criar relações sociais mais justas e menos egoísmo, sendo menos crítico e mais compreensível etc. E, através do trabalho, da ação, da práxis, é possível transformar o mundo exterior, criando um cenário mais agradável do ponto de vista estético, ambientalmente sustentável e de acolhimento da diferença.
                Em suma, a Psicosfera tem uma participação importante em nossa vida, é nela que se formam as mentalidades históricas, sociais ou de grupos étnicos e como cada um demonstra e vivencia suas representações sociais. Podemos dizer que ela representa a ambiência enquanto a Biosfera representa o ambiente. Um ambiente destruído,poluído, corrupto etc., reflete uma ambiência de mesma qualidade.A mudança interna reflete na mudança externa. Mas não basta apenas pensar. O pensamento deve ser visto como o motor da ação, da práxis. É essa que transforma o mundo exterior.
São Carlos, 10 de janeiro de 2016 - dia de Santo Aldo, ermitão que dedicava horas à oração e à contemplação da vida simples. É considerado o "padroeiro dos trabalhadores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário