terça-feira, 26 de março de 2013

Yoga Tibetana

Nesta terça-feira, 26 de março, o instrutor Marcos, voluntário no Programa Homospiritualis, apresentou os cinco rituais que formam o Yoga Tibetano.

O primeiro rito 
Consiste em girar, como os dervixes. Com os braços abertos, tendo a mão direita para baixo e a esquerda para a cima, o participante faz, pelo menos, seis giros em sentido horário. Quando não aguentar mais, para, fecha os olhos e permanece parado mentalizando a energia fluindo pelo chakra coronário também em sentido horário.
Com a prática, é possível aumentar o tempo girando, respeitando sempre o condicionamento de cada participante.
Acredita-se que a prática estimula o chakra coronário e a glândula pineal. No aspecto físico, seus praticantes afirmam que ela melhora a visão, a audição e previne labirintite.







O segundo rito

 Este é formado por dois movimentos. O primeiro é feito inspirando e o segundo expirando. Os movimentos são rápidos e devem ser feitos no mínimo seis vezes.Da mesma forma que o anterior, assim que o praticante vai adquirindo mais agilidade, passa a fazer por um tempo mais longo. No plano energético, a prática estimula, segundo seus adeptos, os chakras: laríngeo, cardíaco e umbilical. No aspecto físico, fortalece e ajuda a definir o abdome, a coluna, ombros e braços.
Além de aumentar a quantidade de vezes, com a prática deve se aumentar também a velocidade do movimento, realizada simultaneamente.
























O terceiro rito

Também é formado por dois movimentos. No primeiro se inspira e, no segundo, expira. Os movimentos também são rápidos.


















O quarto rito


Também é praticado rapidamente. Como os anteriores devem ser feitos seis vezes no mínimo. No primeiro movimento o participante inspira e, no segundo expira.






























O quinto rito

Como nos anteriores, o primeiro movimento é de inspiração e o segundo de expiração.
A mão sob as nádegas na posição inicial e, em seguida, levanta a cabeça e as pernas, sem tirar a coluna do chão.





























Encerramento

O encerramento é mais complexo. O praticante inspira e depois solta todo o ar, encolhendo a barriga. Fica sem respirar pelo tempo que aguentar e, em seguida, volta a respirar e volta a posição inicial. Em seguida, com as mãos fechadas, faz uma massagem aproximadamente cinco dedos abaixo do umbigo.


sábado, 23 de março de 2013

Está chegando a 4ª jornada de saúde e espiritualidade

Em 2007, recebemos a psicóloga transpessoal Sueli Meirelles e, em 2009, o criador da Trilogia Analítica, Norberto Keppe. Já em 2011, tivemos a presença de Samuel Rocha e Patrícia Pinna. Em 2013, estarão presentes:


Ana Veet Maya

Escritora, arte-educadora e terapeuta. Seu trabalho é marcado pelo uso das palavras, arte e terapias holísticas.Especialista na interpretação da linguagem corporal, ministra o curso Pra Você Falar Bem.


Daniel Augusto Sossi
Médium umbandista, formado pela escola de Rubens Saraceni. Atua com pinturas mediúnicas dentro de uma perspectiva de cura e transfornação interior. Sua especialidade é pintar os mentores espirituais do consulente.


Fernando Worker
Xamã, Terapeuta naturalista e Psicanalista clínico. É criador do Sistema Worker de terapias integradas
e Biofilosofia. Sua busca espiritual tem relação com os avós, ex-trabalhadores na Fazenda Conde do Pinhal, em São Carlos.

faça sua inscrição!




Rede da esperança no NICC

O bairro Cidade Aracy, em São Carlos, tem um importante trabalho de estímulo à leitura. Trata-se do NICC. Nesta manhã, 20 livros foram distribuídos e, mais uma vez, a criatividade e o carisma de Jéssica Martins encantou as crianças presentes.

crianças presentes na contação de história 

encantamento com a narrativa

A expressividade de Jéssica Martins 

Mantendo a atenção do grupo do começo ao fim



atenção e diversão

acervo do NICC

sexta-feira, 22 de março de 2013

Curso de bio-joias está chegando ao fim, mas outros virão!

O curso de bio-joias organizado por Sabrina Iasi, voluntária do Programa Homospiritualis, está chegando ao fim. Mas ela vai ministrar outros cursos de artesanato ao longo do ano. Estes cursos integram o eixo temático "(re)envolvimento humano e sustentabilidade" e são gratuitos. Se você perdeu o de bio-joias fique atento para não deixar passar os próximos.
Veja abaixo um pouco da criatividade dos participantes:

idealizando a peça

mãos que criam

peça pronta

Carolina, uma das participantes do curso

preparando uma peça

sementes furadas e canela

peças prontas

sementes diversas

material para a confecção das peças

Jéssica e Sabrina, voluntárias no Programa Homospiritualis





Rede da esperança encanta crianças no dia mundial da água

Hoje, 22 de março, dia mundial da água, as crianças atendidas no projeto Pequeno Cidadão conheceram e se encantaram com a história de Moacyr, um menino de sete anos comprometido com a defesa do meio ambiente. O livro Rede da esperança foi adaptado por Jéssica Martins e narrado com muita criatividade e humor.
A contação de história, junto com a distribuição do livro, é um dos projetos do eixo temático (re)envolvimento humano e sustentabilidade, do Programa Homospiritualis. Veja algumas fotos do evento realizado hoje, no dia mundial da água.
Jéssica Martins com as crianças do projeto Pequeno Cidadão


Jéssica Martins apresentando com muito humor e criatividade
a história de Moacyr, protagonista do livro Rede da Esperança.


programação atualizada do CEPEB

O Centro de Estudos e Práticas Espiritualistas e Bioenergéticas é um espaço mantido pelas ONGs Rosa de Nazaré e Círculo de São Francisco que nunca receberam recursos públicos e é mantido por doações voluntárias e pela venda de livros editados pelo Programa Homospiritualis. Confira a programação atualizada de atividades para 2013:

quarta-feira, 20 de março de 2013

quase lá!

Já totalizamos 2196 pessoas capacitadas para usar as técnicas da TVI com seus grupos. Até o final do ano nossa meta é capacitar 3 mil. Se você ainda não pratica as técnicas da TVI, agende um curso básico de 6 horas. O curso é gratuito e é ensinado para qualquer pessoa acima de 14 anos.

domingo, 17 de março de 2013

artigo de Paulo Mancini sobre os 10 anos da ONG CSF

No dia 14 de março, Paulo Mancini, ex-coordenador de meio ambiente do município de São Carlos escreveu um texto sobre os 10 anos da ONG CSF, uma das mantenedoras no programa homospiritualis. Reproduzimos abaixo a carta na íntegra e agradecemos a ele por esta lembrança que apenas aumenta nossa responsabilidade a cada dia:

ONG Círculo de São Francisco
10 anos de Luz e Cuidado
de São Carlos para o Mundo
Amanhã, 15 de março de 2013, uma luz que como um laser – com comprimentos de onda bem definidos (ainda que ecléticos) e coerentes, com suas ondas em fase bem direcionadas – persevera há 10 anos desvelando um pouco da cultura espiritualista que, na Capital da Tecnologia (cognome hoje mais difundido de São Carlos, SP) e antiga sede episcopal da Santa Madre Igreja de vasta região do centro do Estado de São Paulo, ainda que pareça marginal – porque não é notícia nos meios radiofônicos, televisivos e jornais e revistas tradicionais – fervilha e alimenta nossa vida social e psíquica, indispensável para entender com profundidade nossa vida comunitária.
Desde o século XIX é intensa a atividade religiosa, espírita ou espiritualista em nossa cidade. Como em todo pais, apesar das discriminações – lembro-me de quando pequeno, 5 a 8 anos de idade, que eu mudava do lado da rua para não passar em frente ao “Obreiros do Bem” (uma das mais antigas sociedades espíritas de São Carlos) e fazia o “em nome do Pai” – os grupos espiritualistas, geralmente espíritas ou umbandistas, convivem e se inserem dentro da nossa sociedade(pré)dominante católica, de forma tácita. Sendo os cultos e atividades sociais espíritas (chamados de mesa-branca no inicio do século XX) de origem branca européia, bem melhor tolerados que os cultos de origem africana (Candomblé e Umbanda) que sempre, principalmente, devido sua origem social, sempre sofreram maiores discriminações e até mesmo violência física contra seus membros e suas casas de cultos e atividades sociais.
A partir da década de 60 e 70 do sécuco XX, grupos espiritualistas inspirados em correntes místicas orientais, principalmente indianas, mas também japonesas e chinesas, somam-se aos tradicionais grupos espiritualistas para enriquecer a vida cultural, social e espiritual dos são-carlenses que ousam buscar, tanto física como espiritualmente, mais do que a espiritualidade tradicional proporcionada pelocatolicismo e pelo protestantismo dominantes.
Como todo bom projeto de cunho espiritualista a ONG Círculo de São Francisco, criada em março de 2003, passou a realizar várias ações espiritualistas na cidade, além de coordenar o Programa Homospiritualis, criado no ano 2000 para difundir a cultura de paz e a diversidade religiosa em São Carlos. A ONG passou a desenvolver uma programação variada unindo meditação e oração à ação amorosa em prol da superação do sofrimento (físico ou espiritual) dos seres humanos. Também como todo projeto espiritualista sério, não tem fins lucrativos e suas atividades são exercidas sempre gratuitamente, sendo elas mantidas através de contribuições voluntárias de seus membros ou frequentadores e da venda dos livros editados (mais de 30 em 10 anos de vida).
Dentre as inúmeras ações desenvolvidas pela ONG em São Carlos, uma que chamou-me a atenção pelo ineditismo, relevância e inusitado foi a de levantar um pouco da Memória Mediúnica de São Carlos, quando, periodicamente, entrevistava, com participação de um grupo de convidados e gravando em vídeo, quando o entrevistado autorizava, médiuns (não-incorporados) atuantes na cidade de São Carlos, dos mais diferentes centros espíritas ou de umbanda de São Carlos. É fantástico e seminal romper um pouco o isolamento em que estas pessoas são mantidas em relação a esta faceta de suas vidas, e também o pouco diálogo que muitas destas instituições mantém entre si mesmas.
A ONG Círculo de São Francisco se mistura com a vida dogeógrafo e doutor em antropologia das organizações Adilson Sanches Marques, radicado em São Carlos desde 1998, quando veio para trabalhar como animador cultural do SESC e hoje trabalha como professor da FESC (Fundação Educacional São Carlos). Desde a fundação da ONG, ele coordena os projetos e programas da ONG, sustentado por outro rol de são-carlenses (e algumas pessoas de outras cidades) de grandes virtudes humanas, como é o caso de nosso querido amigo Yashiro Yamamoto. O carinho com que dedicam parte de suas vidas no exercício da Caridade, no seu sentido pleno, sem desgaste que sofreu nos últimos séculos de um cristianismo vazado de grande hipocrisia, emociona.
Como são-carlense, agradeço a mais esta ação social – e a todos e todas que a mantém - que completa 10 anos no dia 15 de março, iluminando nossa humanidade quase auto-esterilizada pelo mercantilismo, pela competitividade, pelo hedonismo e busca ansiosa de enriquecimento material fácil.
Vejam abaixo um breve resumo das ações desenvolvidas ao longo destes 10 anospela ONG Círculo de São Francisco, e as que estão em desenvolvimento em 2013 e onde e como participar de suas atividades.
São Carlos, 14 de março de 2013
Paulo Mancini


Breve Resumo das Atividades da ONG
CÍRCULO DE SÃO FRANCISCO

01 – Dia 15 de Março de 2003 – criação da ONG Círculo de São Francisco
02 – A ONG editou entre 2003 e 20013 32 livros, destacando-se, entre outros:
A psicosofia de Lao-Tsé, Krishna e Buda segundo a espiritologia;
Imaginário, História Oral e Transcendentalismo: mitocrítica dos ensinamentos do espírito pai Joaquim de Aruanda;
Saúde e Espiritualidade: reflexões sobre tratamentos vibracionais e medianímicos.
03 – Através do Programa Homospiritualis, a ONG capacitou gratuitamente mais de 2 mil pessoas em todo o território nacional para atuar com Reiki, Meditação Integrativa e Apometria;
04 – Desde 2003 mantém uma equipe de voluntários que ministram aulas gratuitas de Hatha-Yoga, Tai-Chi/Chi Kung e outras atividades;
05 – Também mantém um projeto, desde sua abertura, que atende, gratuitamente, com Reiki e Apometria, aproximadamente 50 pessoas por semana, recebendo, inclusive, pessoas de outros estados e até do outros países para tratamento. 

Rede da Esperança no NICC

No próximo dia 23 de março, no NICC, no bairro Cidade Aracy, o livro Rede da Esperança será apresentado às crianças atendidas na ONG. No evento 20 exemplares serão distribuídos gratuitamente e a contação será realizada por Jéssica Martins.

sábado, 16 de março de 2013

Compreendendo as diferenças entre o Espiritismo e a Animagogia

Em 1857 o Espiritismo foi criado por Allan Kardec. Podemos dizer que se trata de uma doutrina muito nova e por isso ainda desconhecida. Isso faz com que haja muita confusão e pouca compreensão do que seja a doutrina sistematizada por Kardec. E o que falar da Animagogia, que completou 10 anos de existência neste dia 15 de março de 2013?
Nem todos os voluntários que atuam na ONG Círculo de São Francisco e nem os consulentes que procuram pelos serviços ofertados sabem diferenciar as duas propostas. Pensando nisso, a palestra abaixo foi realizada na comemoração dos 10 anos da ONG Círculo de São Francisco, ONG que sistematizou a Animagogia e também a Espiritologia e a Terapia Vibracional Integrativa.
Neste vídeo é possível compreender 10 diferenças entre o Espiritismo e a Animagogia, aprendendo, assim, a respeitar ambas, mas sabendo que suas abordagens são distintas. Clique aqui para assistir a entrevista no youtube.

terça-feira, 12 de março de 2013

Rede da Esperança na USP

Nesta sexta-feira, dia 15, com bastante suco, um bate-papo com as crianças do projeto Pequeno Cidadão, na USP São Carlos.


quarta-feira, 6 de março de 2013

No dia 15 de março a ONG Círculo de São Francisco completará 10 anos

No dia 15 de março de 2003, foi inaugurada a ONG Círculo de São Francisco. Após sua abertura, começou o processo de legalização da mesma, com a discussão do seu estatuto. Ela foi oficialmente legalizada no final de setembro, quase coincidindo com o dia de São Francisco de Assis (04 de Outubro).
De lá para cá, a ONG foi responsável pela edição de 31 livros e foi nela que nasceu a Animagogia, a Terapia Vibracional Integrativa (TVI) e também a Espiritologia (a história oral com os supostos espíritos).
Por alguns anos a ONG ficou inativa, mas, no final de 2012 iniciou o processo de reativação. Seu estatuto foi totalmente refeito, adaptando-se ao novo código civil e uma nova diretoria já está pronta para assumir.
Como os meses de março e setembro são importantes na história da ONG, no primeiro ser realiza as jornadas de saúde e espiritualidade (anos impares) e as jornadas de educação e espiritualidade (anos pares). No final de setembro e começo de outubro, a partir de 2003, passou a acontecer o Encontro Ecumênico de Educação e Cultura para a Paz, cuja primeira edição foi em 2001.
Em 2003, a ONG assumiu a admnistração do Projeto Homospiritualis, recentemente transformado em Programa Homospiritualis.
Para a data não passar em branco, vamos comemorar nossos 10 anos de vida com um curso básico de Reiki e TVI, no dia 16, sábado, das 9 às 12 e das 14 às 17h. Entrada Franca! Confirme interesse pelo e-mail: homospiritualis_br@hotmail.com




segunda-feira, 4 de março de 2013

Projetos de extensão 2013

O Programa Homospiritualis realiza vários projetos fora de sua sede. São cursos, oficinas e outras atividades culturais. Prioriza-se a realização destes eventos em ONGs que atuam com direitos humanos, saúde integral e educação comunitária. Mas podem também ser realizados em escolas públicas e outros espaços.
Outras informações sobre qualquer um dos projetos através do e-mail homospiritualis_br@hotmail.com




sábado, 2 de março de 2013

Rede da Esperança no SESC São Carlos

Público atento à narrativa de Thiago Petrucelli
Quase 40 pessoas, entre adultos e crianças, se encantaram acompanhando a adaptação que Thiago Petrucelli fez do livro infanto-juvenil Rede da Esperança, neste dia 02 de março, na Unidade do SESC São Carlos.
Thiago, que também é o ilustrador do livro, narrou as aventuras de Moacyr, um menino de sete anos de idade que mobiliza toda uma comunidade para impedir que uma área verde se transformasse em mais um conjunto residencial. A criação de um parque público é acompanhada por uma mudança radical na vida do pequeno Moacyr, mas para saber que mudança é essa, você precisa ler o livro também.
Atenção do começo ao fim do evento

Uma nova apresentação do livro Rede da Esperança, com contação de história e distribuição do mesmo, está sendo agendada para o NICC (ONG que funciona no bairro Cidade Aracy).
O que acha de organizar uma contação com distribuição do livro em sua comunidade?
Para outras informações, mande um e-mail para homospiritualis_br@hotmail.com


Rede da Esperança - Editora Rima, 2012
autor: Adilson Marques
ilustrador: Thiago Petrucelli

crianças mostram desenhos realizados após a contação da história




Thiago Petrucelli, contador e Ilustrador autografando o livro

Adilson Marques e Thiago Petrucelli



sexta-feira, 1 de março de 2013

Ainda há vagas!

São apenas 30 vagas, faça já sua inscrição!
As palestras são gratuitas e as oficinas terão um investimento de R$ 20,00 cada.

curta nossa página no facebook: