domingo, 17 de março de 2013

artigo de Paulo Mancini sobre os 10 anos da ONG CSF

No dia 14 de março, Paulo Mancini, ex-coordenador de meio ambiente do município de São Carlos escreveu um texto sobre os 10 anos da ONG CSF, uma das mantenedoras no programa homospiritualis. Reproduzimos abaixo a carta na íntegra e agradecemos a ele por esta lembrança que apenas aumenta nossa responsabilidade a cada dia:

ONG Círculo de São Francisco
10 anos de Luz e Cuidado
de São Carlos para o Mundo
Amanhã, 15 de março de 2013, uma luz que como um laser – com comprimentos de onda bem definidos (ainda que ecléticos) e coerentes, com suas ondas em fase bem direcionadas – persevera há 10 anos desvelando um pouco da cultura espiritualista que, na Capital da Tecnologia (cognome hoje mais difundido de São Carlos, SP) e antiga sede episcopal da Santa Madre Igreja de vasta região do centro do Estado de São Paulo, ainda que pareça marginal – porque não é notícia nos meios radiofônicos, televisivos e jornais e revistas tradicionais – fervilha e alimenta nossa vida social e psíquica, indispensável para entender com profundidade nossa vida comunitária.
Desde o século XIX é intensa a atividade religiosa, espírita ou espiritualista em nossa cidade. Como em todo pais, apesar das discriminações – lembro-me de quando pequeno, 5 a 8 anos de idade, que eu mudava do lado da rua para não passar em frente ao “Obreiros do Bem” (uma das mais antigas sociedades espíritas de São Carlos) e fazia o “em nome do Pai” – os grupos espiritualistas, geralmente espíritas ou umbandistas, convivem e se inserem dentro da nossa sociedade(pré)dominante católica, de forma tácita. Sendo os cultos e atividades sociais espíritas (chamados de mesa-branca no inicio do século XX) de origem branca européia, bem melhor tolerados que os cultos de origem africana (Candomblé e Umbanda) que sempre, principalmente, devido sua origem social, sempre sofreram maiores discriminações e até mesmo violência física contra seus membros e suas casas de cultos e atividades sociais.
A partir da década de 60 e 70 do sécuco XX, grupos espiritualistas inspirados em correntes místicas orientais, principalmente indianas, mas também japonesas e chinesas, somam-se aos tradicionais grupos espiritualistas para enriquecer a vida cultural, social e espiritual dos são-carlenses que ousam buscar, tanto física como espiritualmente, mais do que a espiritualidade tradicional proporcionada pelocatolicismo e pelo protestantismo dominantes.
Como todo bom projeto de cunho espiritualista a ONG Círculo de São Francisco, criada em março de 2003, passou a realizar várias ações espiritualistas na cidade, além de coordenar o Programa Homospiritualis, criado no ano 2000 para difundir a cultura de paz e a diversidade religiosa em São Carlos. A ONG passou a desenvolver uma programação variada unindo meditação e oração à ação amorosa em prol da superação do sofrimento (físico ou espiritual) dos seres humanos. Também como todo projeto espiritualista sério, não tem fins lucrativos e suas atividades são exercidas sempre gratuitamente, sendo elas mantidas através de contribuições voluntárias de seus membros ou frequentadores e da venda dos livros editados (mais de 30 em 10 anos de vida).
Dentre as inúmeras ações desenvolvidas pela ONG em São Carlos, uma que chamou-me a atenção pelo ineditismo, relevância e inusitado foi a de levantar um pouco da Memória Mediúnica de São Carlos, quando, periodicamente, entrevistava, com participação de um grupo de convidados e gravando em vídeo, quando o entrevistado autorizava, médiuns (não-incorporados) atuantes na cidade de São Carlos, dos mais diferentes centros espíritas ou de umbanda de São Carlos. É fantástico e seminal romper um pouco o isolamento em que estas pessoas são mantidas em relação a esta faceta de suas vidas, e também o pouco diálogo que muitas destas instituições mantém entre si mesmas.
A ONG Círculo de São Francisco se mistura com a vida dogeógrafo e doutor em antropologia das organizações Adilson Sanches Marques, radicado em São Carlos desde 1998, quando veio para trabalhar como animador cultural do SESC e hoje trabalha como professor da FESC (Fundação Educacional São Carlos). Desde a fundação da ONG, ele coordena os projetos e programas da ONG, sustentado por outro rol de são-carlenses (e algumas pessoas de outras cidades) de grandes virtudes humanas, como é o caso de nosso querido amigo Yashiro Yamamoto. O carinho com que dedicam parte de suas vidas no exercício da Caridade, no seu sentido pleno, sem desgaste que sofreu nos últimos séculos de um cristianismo vazado de grande hipocrisia, emociona.
Como são-carlense, agradeço a mais esta ação social – e a todos e todas que a mantém - que completa 10 anos no dia 15 de março, iluminando nossa humanidade quase auto-esterilizada pelo mercantilismo, pela competitividade, pelo hedonismo e busca ansiosa de enriquecimento material fácil.
Vejam abaixo um breve resumo das ações desenvolvidas ao longo destes 10 anospela ONG Círculo de São Francisco, e as que estão em desenvolvimento em 2013 e onde e como participar de suas atividades.
São Carlos, 14 de março de 2013
Paulo Mancini


Breve Resumo das Atividades da ONG
CÍRCULO DE SÃO FRANCISCO

01 – Dia 15 de Março de 2003 – criação da ONG Círculo de São Francisco
02 – A ONG editou entre 2003 e 20013 32 livros, destacando-se, entre outros:
A psicosofia de Lao-Tsé, Krishna e Buda segundo a espiritologia;
Imaginário, História Oral e Transcendentalismo: mitocrítica dos ensinamentos do espírito pai Joaquim de Aruanda;
Saúde e Espiritualidade: reflexões sobre tratamentos vibracionais e medianímicos.
03 – Através do Programa Homospiritualis, a ONG capacitou gratuitamente mais de 2 mil pessoas em todo o território nacional para atuar com Reiki, Meditação Integrativa e Apometria;
04 – Desde 2003 mantém uma equipe de voluntários que ministram aulas gratuitas de Hatha-Yoga, Tai-Chi/Chi Kung e outras atividades;
05 – Também mantém um projeto, desde sua abertura, que atende, gratuitamente, com Reiki e Apometria, aproximadamente 50 pessoas por semana, recebendo, inclusive, pessoas de outros estados e até do outros países para tratamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário