quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

cine spiritualis

Na última terça-feira, dia 11 de dezembro, realizamos a última sessão do cine spiritualis, em 2012. O encerramento do projeto foi com o filme Sexo por compaixão, uma instigante reflexão sobre o certo e o errado e a questão da intenção por trás dos atos. O filme, uma produção mexicana e espanhola de 1999, narra a história de Dolores, que após ser abandonada pelo marido por ser uma mulher muito boa, que só faz o bem ao próximo, decide cometer um pecado, deitando-se com um outro homem. O fato, porém, passou a ser interpretado de outra maneira e ela começa a ter relações sexuais com todos os homens do vilarejo.
A consequência deste ato é uma revolução na vida de todos. A apatia que tomava conta do pequeno vilarejo desaparece e seus moradores se tornam mais felizes, motivados, solidários etc.
A volta de Manolo, marido de Dolores, quase faz retroceder toda a mudança que estava se processando. Mas as mulheres do vilarejo o convencem, de uma forma bem singular, da santidade de Dolores. Aceitando a nova função da esposa, a alegria retorna ao vilarejo e toda a comunidade comemora o fruto dessa nova existência: o nascimento do filho de Dolores, mesmo que ninguém saiba quem seja o pai.
A primeira criança que ali nasce, depois de muitos anos, representa a renovação da vida e o limiar de um novo ciclo, muito mais feliz e próspero para aquele vilarejo.
O projeto Cine spiritualis retornará em fevereiro de 2013, após a reforma que será feita na sala, aumentando o espaço e permitindo mais conforto a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário