segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

2012 se encerra com distribuição de mil exemplares do livro Rede da Esperança


Sonia Pinheiro, apresentando o livro Rede da Esperança

Em agosto, o escritor e educador Adilson Marques lançou o livro infanto-juvenil Rede da Esperança. O livro foi escrito em 1992 quando atuava com Educação Ambiental no parque do Carmo, na cidade de São paulo, e terminava sua graduação em Geografia, na USP. Porém, somente em 2012 que o livro foi impresso. A história que narrava o lado "oculto" da criação do parque do Carmo foi adaptada e se passa em uma cidade do interior do estado de SP. Assim, a história de Moacyr se confunde com a história de quase todas as cidades do estado, marcadas pelo papel da ferrovia e das fazendas de café para exportação.
O livro foi editado graças ao apoio do projeto Homospiritualis em parceria com a ONG Rosa de Nazaré e mil exemplares foram impressos e distribuídos na cidade de São Carlos, em vários eventos, como o VaLer, organizado pelo coletivo Topamos Ler e em várias ONGs que atendem crianças na cidade.
Junto com a entrega do livro, um contador de história apresentou uma adaptação do livro, narrando as aventuras de Moacyr, um menino de sete anos de idade que descobre fazer parte de um movimento em defesa das matas de todo o planeta. Apesar da pouca idade, com muita vontade e determinação consegue mobilizar muitas pessoas e uma área verde próxima de sua casa, e que seria transformada em mais um conjunto residencial, se transforma em um belo parque público.
A história, como já foi salientada, se passa em uma cidade do interior do estado de São Paulo, que cresceu graças ao impacto da rede ferroviária, atraindo pessoas de várias partes do país e do mundo. A família de Moacyr teria vindo do estado do Mato-Grosso, trazendo influências da cultura portuguesa e indígena.
Iéio e Adilson Marques, participantes da festa, trocam livros
O livro prende a atenção do leitor do começo ao fim da narrativa, cujo desfecho fantástico revela a verdadeira história de Moacyr e sua transformação. Para Samira da Rocha, psicóloga de formação junguiana, o livro remete a vários mitos, sobretudo de Cronos e Kairós, e a transformação vivida pelo personagem, após cumprir sua missão, faz parte de um processo metanoico necessário para que nossa individuação aconteça. Por ser uma experiência universal, o leitor se identifica com a transformação de Moacyr em um ser cósmico defensor da natureza.
A última apresentação e distribuição do livro aconteceu no dia 20 de dezembro, na sede da ONG ASPE, localizada no bairro Douradinho, em São Carlos, com a presença de Sonia Pinheiro, no evento de encerramento das atividades da ONG em 2012. Além da contação e da distribuição do livro, mágico, apresentação de makulele, doação de brinquedos e outros eventos marcaram a data de uma forma muito especial.
A partir de 2013 o projeto Homospiritualis pretende buscar apoio junto ao poder público e escolas para fazer uma nova edição do livro, além de transformá-lo em um espetáculo teatral para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário