terça-feira, 4 de outubro de 2011

Uma experiência transpessoal com o crucifixo de São Damião

imagem retirada da internet

Hoje, dia 04 de outubro, de 2011, pela primeira nos últimos anos, o projeto Homospiritualis não fez nenhum evento. Isso me fez sentir um vazio e pensar na necessidade de, a partir de 2012, voltar a fazer algum evento nesta data, nem que seja uma simples palestra.
Entre os anos de 2001 e 2010, realizamos os encontros ecumênicos de educação e cultura para a paz e, o evento, ou começava ou terminava no dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis. E a data não foi escolhida ao acaso, mas devido a uma experiência que vivenciei no início do século XXI.
imagem retirada da internet
Quando eu intui uma técnica de relaxamento em grupo que usava a mentalização de cores, a imposição das mãos e induções espiritualistas, resolvi chamá-la de "mandala reiki", isso porque estava fazendo cursos sobre essa técnica e estava ainda encantando com as transformações internas que vivenciava na ocasião.
E sempre que eu focalizava uma vivência de "mandala reiki" eu via, em minha mente, o crucifixo de São Damião. Era uma intensa luz verde, mas dava para ver que o contorno da luz formava o desenho do crucifixo.
De tanto visualizá-lo, resolvi desenhá-lo em um papel e mostrei para várias pessoas. Ninguém sabia me dizer o que era aquilo. Provavelmente, em 2002, se não me engano, fui procurado por um estudioso da Cabala. Ele queria fazer uma palestra no Centro de Estudos e Vivências Cooperativas e para a Paz, primeira organização criada pelo projeto Homospiritualis para difundir os valores da cultura de paz na cidade de São Carlos. E, após a palestra, o rapaz mostrou alguns "amuletos"  que ele fazia em prata e lá estava o crucifixo. Na hora perguntei o que significava aquela imagem e foi quando descobri que se tratava do crucifixo que ornava a capela de Assis e que, por isso, havia se tornado um ícone franciscano.
Com essa descoberta, a técnica mudou de nome, passando a se chamar "Círculo de São Francisco" e, em 2003, quando criamos uma nova ONG para realizar pesquisas sobre mediunidade, a espiritualidade sugeriu que déssemos esse nome para ela. A ONG Círculo de São Francisco encerrou suas atividades após a última pesquisa que levantou a história de vida de vários médiuns residentes em São Carlos, Araraquara e região, de várias linhas doutrinárias (umbanda, kardecismo, universalismo, independentes etc.).
Em 2005, para dar um caráter mais "científico" e menos "místico" para a técnica, passei a chamá-la de Terapia Vibracional Integrativa (TVI), uma forma de meditação comunitária que realizo desde 2007 com os meus alunos da terceira idade e que já realizei também com portadores de deficiência física, na antiga ADESC, também em São Carlos. Com esta meditação comunitária, bionergética e espiritualista, que sempre procuro ensinar e praticar gratuitamente, rendo minha gratidão a São Francisco de Assis, esse servidor crístico homenageado em todo o mundo neste dia 04 de outubro.
Adilson Marques - asamar_sc@hotmail.com



imagem retirada da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário