quinta-feira, 24 de novembro de 2011

5 mil acessos

Há dois anos, envolvido pela ambiência da semana da consciência negra, disponibilizei na forma de e-book o livro "História oral, Imaginário e Transcendentalismo: mitocrítica dos ensinamentos do espírito pai Joaquim de Aruanda", livro que teve uma história muito singular. Em 2005, conheci o trabalho de um médium carioca, residente no interior do estado de São Paulo, o Firmino José Leite. Este médium incorporava (e ainda incorpora) um espírito que se identifica como Pai Joaquim de Aruanda, um "preto-velho", cujo trabalho consistia em fazer palestras pela internet, no sistema paltalk. Na época, as palestras eram semanais e hoje acontecem com menos frequência, pois o suposto espírito afirma que sua missão já está acabando.
Convidei o médium/espírito para uma série de entrevistas em São Carlos, o que aconteceu entre os anos de 2005 e 2008, totalizando cerca de 32 horas de gravação em vídeo. Com o material, imaginei um pós-doutorado bem original, realizando um estudo de história oral com um suposto espírito, aproveitando minha experiência com esta técnica de pesquisa, iniciada em 1992, no grupo Abaçaí Cultura e Arte, na cidade de São Paulo.
Mas não imaginava que a Universidade ainda estivesse tão fechada para o tema. Entre os anos de 2007 e 2009, procurei professores na USP, Unesp de Araraquara, UFSCAR, UFF e até do exterior, e recebi diferentes respostas negativas. A única que aceitou a pesquisa foi a UFPe, porém, na hora de encaminhar os documentos solicitados pela CAPES, a Universidade não mandou e a bolsa não foi aprovada, o que me impediu de realizar a pesquisa dentro de uma instituição universitária.
Mesmo assim, a pesquisa foi feita e o discurso do suposto espírito foi interpretado a partir dos estudos sobre o imaginário, conforme proposta de Gilbert Durand, antropólogo francês. No início de 2011, lançamos uma versão impressa do livro, apresentado e discutido em dois eventos acadêmicos, um em Juiz de Fora/MG e outro em Natal/RN. E, no momento em que completa dois anos no ar, atinge a marca significativa de 5 mil acessos, sendo o terceiro mais lido no portal do projeto Homospiritualis no scribd, que possui 58 documentos, ficando atrás apenas do artigo "Ensino religioso, educação em valores humanos e animagogia", com quase 20 mil acessos e "Da ciência moderna à pós-moderna", com quase 6 mil acessos. Encerrando as comemorações em homenagem à "consciência negra", agradeço a esse "espírito da pós-modernidade" por ter permitido que eu o entrevistasse para essa pesquisa tão insólita e lamentar por ele ter sido "impedido" de entrar em nossas Universidades, mesmo depois de "morto".

São Carlos, 24 de novembro de 2011

Adilson Marques


Para acessar os documentos citados acima, clique nos links abaixo:

História Oral, Imaginário e Transcendentalismo:
http://pt.scribd.com/doc/24571893/Historia-Oral-Imaginario-e-Transcendentalismo-mitocritica-dos-ensinamentos-do-espirito-Pai-Joaquim-de-Aruanda


Ensino religioso, educação em valores humanos e animagogia:
http://pt.scribd.com/doc/17463454/ensino-religioso-educacao-em-valores-humanos-e-animagogia


da ciência moderna à pós-moderna:
http://pt.scribd.com/doc/17664791/Da-ciencia-moderna-a-posmoderna-percursos-e-percalcos


veja no youtube o vídeo "O espírito da pós-modernidade":
http://www.youtube.com/watch?v=YnK2K1f4L4s

Nenhum comentário:

Postar um comentário