quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Saúde e Espiritualidade

Hoje, 25 de janeiro, na livraria sideral, em São Carlos, será lançado nacionalmente o livro "saúde e espiritualidade: reflexões sobre tratamentos vibracionais e medianímicos", 28º livro de Adilson Marques, educador e escritor paulistano, residente em São Carlos/SP desde 1998, e também o sexto e penúltimo livro da coleção Cultura de Paz e Mediunidade, editada pela RiMa Editora.
O autor entrevistou vários prováveis espíritos através de diferentes médiuns residentes em São Carlos, entre os anos de 2001 e 2011. Abaixo, segue parte do capítulo 6 do livro, que aborda o Atendimento Espiritual de Saúde (AES), um trabalho terapêutico mediúnico realizado no Centro de Animagogia e Práticas Bionergéticas Rosa de Nazaré.
O livro já tem previsão de lançamento em outras cidades: no dia 05 de fevereiro em Natal/RN, no centro espírita lar da vovozinha; no dia 09 de fevereiro em João Pessoa, na UFPB, e no dia 10 de março na cidade de Campo Grande/MS.


Capítulo 6
O Atendimento espiritual de saúde

Pergunta 73 - No Atendimento Espiritual de Saúde (AES) temos sempre um médium incorporando uma entidade, qual a necessidade desse fenômeno?

Resposta - Não há necessidade de haver incorporação nesse tipo de trabalho e, na verdade, em nenhum outro. O que existe é uma necessidade dos seres humanos em ver manifestações mediúnicas que os façam acreditar que o trabalho está sendo realizado.

Comentário – Como afirma o Espírito comunicante, as diferentes técnicas são formas diferentes para se atingir o mesmo objetivo. No caso, a essência do REIKI e do AES é a mesma. Mas, as pessoas que precisam ver para crer, vão ficar mais confiantes que foram “curadas” vendo um obsessor se manifestando através de um médium ou vão acreditar nas orientações quando elas forem transmitidas por um Espírito. Enfim, para cada necessidade, um remédio diferente.

Pergunta 74 - Esse procedimento traz alguma vantagem em relação ao REIKI, uma vez que, segundo os próprios Espíritos, também é a espiritualidade que realiza os atendimentos através da energia doada pelos atendentes?

Resposta - Não. Não é porque o médium não está incorporado que não está fazendo o trabalho. No REIKI o atendente doa a sua energia e o paciente não vê o que está sendo feito, mas o trabalho é realizado do mesmo modo porque o reikiano não está sozinho. O que muda é a perspectiva do consulente que pode acreditar mais no tratamento por estar sendo atendido por um médium incorporado. Muitos acreditam que o atendimento é mais poderoso e surte mais efeito. E surte mesmo porque o paciente se torna mais receptivo. Este trabalho precisa ser feito com a incorporação porque muitos ainda precisam ver para crer.

Comentário – A incorporação nos atendimentos é algo muito criticado no movimento espiritista. O argumento é que Espíritos mistificadores podem se aproveitar da invigilância dos médiuns. Porém, incorporados ou não, os Espíritos estarão sempre presentes. Se a equipe é formada por trabalhadores sensatos, equilibrados e com sentimentos crísticos, serão amparados pelos “Espíritos superiores”, caso contrário, serão instrumentos dos chamados “inferiores”. Assim, mais importante que ser um atendimento com ou sem incorporação, é a adequada preparação da equipe encarnada que importa, pois na física transcendental os iguais se atraem.

Pergunta 75 - No caso do Atendimento Espiritual de Saúde a distância, notamos que o corpo do médium vibra como se estivesse incorporado. Se isso acontece, quem incorpora naquele momento, é o Espírito do paciente?

Resposta – O que vibra é sempre a energia, nesse caso, é a energia do paciente que é colocada em contato com a do médium, como acontece nos atendimentos de Apometria, mas não há incorporação do Espírito do paciente no médium.

Pergunta 75a – E como se dá esse processo? O paciente precisaria estar dormindo ou é possível essa ligação acontecer em estado de vigília?

Resposta - Quando o paciente está dormindo é possível levá-lo ao plano espiritual para receber as orientações que precisa. Mas, no atendimento, o que o médium sente é a energia do paciente, embora seja um movimento intenso e possa até acessar o  pensamento e sentimento dele, não acontece uma incorporação.

Comentário – No caso, o procedimento é similar ao que é chamado de “corrente anímica” em alguns trabalhos mediúnicos. E o processo é tão intenso que temos a impressão que a pessoa atendida estaria incorporada. No livro Gênero e Espiritualidade, terceiro desta mesma coleção, o último relato é similar aos fatos que observamos nos atendimentos. Nele, uma determinada mulher descreve o fato de ter acessado a memória da mãe e perdido o controle do seu próprio corpo. Ela descreve o fenômeno como uma forma de limpeza da energia negativa que a mãe possuía para desencarnar em melhor estado e não precisar drenas tais toxidades no “umbral”. A diferença entre o processo vivido por esta mulher e o que acontece no AES é que o dela prejudicou por algum tempo sua vida cotidiana, precisando, inclusive, ser internada em um hospital psiquiátrico. NO AES, após o término do atendimento, o médium volta do transe normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Pergunta 76 - nos atendimentos a distância, alguns nomes a espiritualidade sugere que seja feita apenas uma vibração para a pessoa e não o atendimento espiritual, qual a diferença?

Resposta - Merecimento e necessidade. Muitas vezes são colocados nomes de pessoas que não estão precisando de Atendimento Espiritual, mas apenas de uma vibração para auxiliar o seu processo de crescimento. As pessoas acreditam que os atendimentos espirituais são milagrosos e que terão as suas vidas modificadas num passe de mágica e não é assim que acontece. A vibração positiva é também um bálsamo maravilhoso e capaz de dar força para a pessoa continuar a sua caminhada, para enfrentar o que é preciso.
É preciso não se esquecer que muitos problemas são criados, mantidos ou aumentados pelos próprios consulentes. Assim, o Atendimento Espiritual deve ser priorizado para as pessoas que estão sofrendo obsessões, mas possuem o merecimento para receber a ajuda.
A vibração sempre será um apoio fundamental para todos e pode sempre ser o ponto de partida para sair de uma situação de sofrimento, se o consulente realmente refletir e fizer sua mudança interior.
E não se deve esquecer que nada acontece sem a permissão divina. Assim, se quem estiver na direção do trabalho falar que a pessoa precisa apenas de uma vibração é porque aquela não é a hora de fazer o Atendimento Espiritual de Saúde.

Comentário – a vibração é uma prece que movimenta muita energia positiva. E como afirmava Gandhi, o amor de um é capaz de neutralizar o ódio de milhões, devido a força superior da vibração amorosa. Porém, muitas vezes, a pessoa que coloca o nome de um familiar no atendimento a distância fica melindrada quando ouve que para aquela pessoa deve se fazer apenas uma vibração. Mas é importante ter sempre em mente que cada um sempre recebe o que necessita e merece.

Pergunta 77 - ainda no caso do atendimento a distancia, a eficácia é a mesma de um atendimento presencial? Por exemplo, Ramatís, em um de seus livros, afirma que nem sempre os espiritos socorristas conseguem entrar na casa do enfermo devido ao excesso de energia negativa. Se a casa do enfermo está assim, como ele recebe a ajuda?

Resposta – Sempre afirmamos que o enfermo recebe ajuda de acordo com o seu merecimento. Se ele já está em um processo de mudança interior que o torne merecedor, receberá a ajuda mesmo com toda a energia negativa do entorno. Aliás, nesses casos, é que se percebe a necessidade de um trabalho efetivo, envolvendo muita energia para a limpeza. Por exemplo, muitas vezes é solicitado auxilio para pessoas que precisam ser atendidas por uma grande equipe espiritual. Uma parte da equipe vai até a casa para perceber as energias, fazer o diagnóstico e informar o que é necessário. Tendo permissão, se inicia o atendimento e se há necessidade, outra equipe é solicitada para continuar a limpeza, recolher obsessores etc. Deus não abandona nenhum de seus filhos, por isso todas as casas contam com proteção. Ninguém está desamparado ou solto no mundo.

Comentário – Somos sempre os reais artífices de nosso destino. Plantamos e colhemos exatamente o que semeamos. Pelas leis cósmicas, o algoz de ontem se torna a vítima de hoje e aqueles que nutrem o mesmo padrão de pensamento e sentimento se atraem. Porém, mais cedo ou mais tarde, o amor vencerá o egoísmo. E como ensina Jesus, “bata e a porta se abrirá”. Aquele que, cansado com suas colheitas egoícas, resolve mudar, torna-se merecedor de ajuda, por mais que seja ampla a limpeza a ser realizada. Mas por isso é importante a pessoa pedir a ajuda ou pelo menos reconhecer que está precisando.

Pergunta 78 - temos notado que muitos problemas de saúde são causados pela obsessão espiritual e que durante o atendimento espiritual de saúde são realizados atendimentos a esses espíritos, algo que não acontece no REIKI. Esse fenômeno não pode assustar o paciente? ou é importante que ele saiba quais são as companhias espirituais que ele atrai?

Resposta - Pode assustar sim, mas isso é a verdade, não é? Fingir que a obsessão não existe seria fazer do atendimento um teatro, escondendo o que precisa ser visto e compreendido pelo consulente. É fundamental para o consulente compreender que o obsessor está com ele por algum motivo. Geralmente, ambos vibram numa cadência muito baixa, mantém hábitos e pensamentos ruins, são egoístas e precisam mudar. Os iguais se atraem.  Por isso, é importante esclarecer essa questão para o consulente, convidá-lo para participar de um grupo de estudo, entregar a ele um folheto que o esclareça sobre os mecanismos da obsessão para que ele não se veja como uma vítima inocente.
Nos trabalhos de REIKI, quando há necessidade, os obsessores também são recolhidos e encaminhados pela espiritualidade, mesmo não necessitando de incorporação e sem que o consulente perceba alguma coisa. E, muitas vezes, é o obsessor que tem merecimento para ser atendido, para ser desligado daquele que o atraiu e, se não mudar de postura, vai atrair outros para o seu lado, como acontece, por exemplo, com os alcoólatras.
No Atendimento Espiritual de Saúde se faz necessária a manifestação dos Espíritos na frente do consulente porque é essa a característica do trabalho. Mas, em alguns casos, a pessoa entra, recebe um atendimento e permanece com o obsessor porque ainda não era a hora de tirá-lo de seu caminho. Por alguma razão, ele ainda é necessário na vida daquele consulente.
A doutrinação dos Espíritos acontece também na Apometria e no REIKI, mas no Atendimento Espiritual de Saúde é importante a incorporação do obsessor para que ele possa manifestar os motivos pelos quais está perseguindo o consulente. Este diálogo, nem sempre muito amistoso, serve para o consulente pensar e entender porque deve mudar sua forma de encarar a vida.

Comentário – Ninguém é vítima de obsessão espiritual por acaso. Um dos ensinamentos básicos da doutrina espírita é que o poder dos chamados “espíritos superiores” é irresistível. Ou seja, o chamado “espírito inferior” só consegue fazer aquilo que tiver permissão. Assim, quando ele se torna um obsessor, é porque sua vítima merece. Quando ela mudar sua forma de pensar ou de sentir o mundo, fazendo por merecer a ajuda, ela virá. Mas é importante salientar que muitas vezes o obsessor é o encarnado e não o Espírito. Este apenas foi atraído pela energia enfermiça do primeiro. São os casos de indução espiritual, na nomenclatura da Apometria.

79 - notamos que a equipe médica usa álcool e algodão nos atendimentos e, em alguns casos, cristais. Qual a importância desses elementos materiais no socorro aos encarnados?

Resposta - O álcool é importante para desinfetar e ajuda a retirar energias mais densas que estão no perispírito do paciente. O cristal e os elementos da natureza podem ser utilizados para conduzir a energia de uma maneira mais eficiente, potencializando a energia utilizada no atendimento. 
Os cristais, assim como as plantas, a água e o fogo são elementos advindos da natureza e que possuem energias fundamentais para os socorros. Aliás, está faltando deixar um vaso com plantas e flores nos trabalhos de vocês.

Comentário – As emanações fluídicas dos elementos da natureza são frequentemente utilizadas pela espiritualidade. Se o ambiente onde o trabalho acontece não tem, por razões doutrinárias ou outras, os Espíritos vão buscar em outros lugares.  Mas o uso dessas energias acontece com frequencia. Certa vez, em um centro espírita de São Carlos, seus proprietários cortaram as plantas de um pequeno jardim que havia no fundo da casa e, mesmo sendo um centro que não aceitava a manifestação de pretos-velhos, em um dos trabalhos mediúnicos um se manifestou, pediu desculpas por estar ali e disse que só precisava passar um recado. O preto-velho pediu apenas para refazerem o jardim, pois as plantas que lá estavam eram usadas nos diferentes atendimentos que aconteciam no centro. Para alguns pode parecer “mistificação” o uso de elementos naturais como cristais, água, fogo e até mesmo o álcool em curas espirituais. Quando isso acontece, para não criar conflitos, os espíritos socorristas buscam as emanações fluídicas destes elementos em outros lugares.
Eu particularmente, durante muito tempo, não gostava de poder meu jardim. Hoje, os restos das podas são armazenados em um cantinho e, através de orações, ofereço as emanações fluídicas das plantas para serem utilizadas no socorro de quem precisa.  

Pergunta 80 - Temos notado nas sessões de atendimento que além dos médicos e dos espiritos que são socorridos (doutrinados), frequentemente a equipe de médiuns incorpora exus e até crianças que ficam andando debaixo das macas. Seria possível nos explicar o trabalho que estes espíritos fazem durante o atendimento espiritual de saúde?

Resposta - Fazem um trabalho de limpeza importante. Nesses locais, a troca de energia é muito intensa, e toda essa negatividade precisa ser levada. Essas equipes trabalham recolhendo as energias mais densas (os Exus) e revitalizando o lugar com energias de alegria e amor (as crianças). O trabalho é complexo e por isso envolve uma grande equipe de trabalhadores espirituais.

Comentário – No meio espiritista, de forma geral, acredita-se que espíritos que se manifestam como crianças são mistificadores e os exus são confundidos com obsessores. Em outros trabalhos mediúnicos, estas posturas são simbólicas e estão relacionadas ao tipo de trabalho e a energia que movimentam. No caso, os exus, que não são espíritos maus ou obsessores, apenas trabalham nas limpezas energéticas mais profundas. Mesmo em trabalhos onde não há manifestação mediúnica, eles estão presentes. Porém, no Atendimento Espiritual de Saúde, eles se manifestam com mais freqüência, recolhendo as energias negativas e muitas vezes levando os obsessores mais renitentes. E, no caso das crianças, a alegria e a descontração que manifestam, renovam a energia do lugar, trazendo mais felicidade e amor a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário